SlideShare a Scribd company logo
1 of 35
Download to read offline
info@bloomidea.com - www.bloomidea.com - twitter.com/bloomidea
SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!
SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!
SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!
SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!
1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por
   ano.
   Ex.: 200.000€

2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra.
   Ex.: 200.000€ / 20€ = 10.000 compras ano ( 27 dia)

3. Com isto extrapolamos o nº de visitas necessário,
   através de uma taxa de conversão média de 2%.
   Ex.: 10.000 / 2% = 500.000 visitas ( 1.370 dia)
•   Média de 0.25€ o clique (CPC)


•   1.370 visitas por dia x 0.25€ = 342,50€ por dia


•   342,50€ x 30 dias = 10.275€ por mês



• 10.275€ x 12 = 123.300€ por ano!
Geo
Anúncios!




             Anúncios!
Resultados
orgánicos…
Fonte: http://eyetools.com/inpage/eyetracking_research.html
Outas 31%


                                   1º posição
                                      42%




4ª posição 6%



      3ª posição 9%
                      2ª posição
                         12%
•   SEO é a sigla de “Search Engine Optimization“

•   Optimização para motores de pesquisa é o conjunto de
    estratégias que visa melhorar o posicionamento de um
    site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) dos
    motores de pesquisa .
Crawling



Indexing



    Ranking
•   É tudo a mesma coisa

•   Indexam as páginas da Web e vários tipos de ficheiros

•   Googlebot, Googlebot-Image, MSNBot, etc

•   Apresentam-se como User-Agents


GET / HTTP/1.1
Host: www.exampe.com
Connection: Keep-alive
Accept: */*
From: googlebot(at)googlebot.com
User-Agent: Mozilla/5.0 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
Accept-Encoding: gzip,deflate




                                               Mais informação: http://www.user-agents.org/
On Page
Título
            On Site
Headings    Domínio
                                      Off Page
Conteúdo    Quantidade de páginas
Meta tags                             Link Building
            Navegação entre páginas   Concorrência
URL         Velocidade
Imagens                               Redes sociais
            robots.txt                Comportamento dos
...         sitemap.xml               utilizadores
            ...                       História do domínio
                                      ...
%     Categoria
21%   Page Level Link Metrics
21%   Domain Level Link Authority Features
15%   Page Level Keyword Usage
11%   Domain Level Keyword Usage
7%    Page Level Social Metrics
7%    Domain Level Brand Metrics
7%    Page Level Keyword Agnostisc Features
6%    Page Level Traffic/Query Data
5%    Domain Level Keyword Agnostisc Features
                  Fonte: http://www.seomoz.org/article/search-ranking-factors
•   As principais secções de navegação:

    – Menus

    – Footer

    – Breadcrumb

    – Blocos

•   Nos nomes dos ficheiros, separadas com –

•   Nos URL
<a> a ancora da Web

<h1> o mais importante (apenas deve existir um)

<h2> o 2º mais importante

<h2> o 3º mais importante ;-)

<title> até 65 caracteres

<meta name="description" content="..."> até 155 caracteres

<img src="" alt="" /> não esquecer o alt

<table> evitar usar como formatação, para isso existe o CSS

<link rel="canonical" href="..."/> solução para várias
versões da mesma página
•   robots.txt - http://www.example.com/robots.txt
•   Por defeito tudo é indexável
•   <meta name=“robots” content=”ARGUMENTO” />


User-agent: *
Disallow: /privatefolder/
Disallow: /privatefile.html


User-agent: Googlebot/2.1
Disallow: /nogoogle.html
Sitemap: http://www.example.com/sitemap.xml




                                Mais informação: http://www.robotstxt.org/robotstxt.html
<meta name=“robots” content=”[ARGUMENTO]” />


Argumento      Descrição

noindex        Não indexar a página

nofollow       Todos os links na página ficam nofollow

noarchive      Não adiciona a página à cache

noodp          Não usa a descrição do DMOZ na homepage


nosnippet      Não mostra o snippet no Google

               Não usar o DMOZ para a descrição da página
NOODP
•    http://www.example.com/sitemap.xml
•    Até 55.000 URLs por ficheiro
•    Podem ser vários ficheiros
•    Existem formatos específicos para vídeo, noticias,
     mobile, etc
<?xml version=”1.0” encoding=’UTF-8’?>
<urlset xmlns=’http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9’>
    <url>
      <loc>http://www.mysite.com/</loc>
      <lastmod>1987-05-25</lastmod>
      <changefreq>monthly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
    </url>
</urlset>


                                          Mais informação: http://www.sitemaps.org/faq.html
•   URLs com keywords ajudam aos rankings

•   Separar as keywords no URL com –

•   Evitar parâmetros nos URL

•   URLs escritos em minúsculas

•   URLs não muito extensos

•   Os utilizadores navegam manipulando os URLs

•   É preferível uma subdirectoria a um subdomínio
•   Evitar subniveis com muita profundidade (até 4)

•   Estruturas hierárquicas são boas para a navegação
    (tanto para bots, como utilizadores)

•   Estruturas hierárquicas potenciam a probabilidade de
    breadcrumbs e sitelinks nos snippets dos SERPs

•   Não devem existir páginas órfãs

•   Colocar o JavaScript e o CSS em ficheiros externos
HTTP status codes

•   200 – tudo ok

•   301 – movido permanentemente

•   302 – movido temporariamente

•   304 – não modificado

•   404 – não existe

•   500 – Houston, we have a problem
Redirect 301 /oldpage.html http://www.example.com/newpage.html



#   If your site can be accessed both with and without the 'www.' prefix, you
#   can use one of the following settings to redirect users to your preferred
#   URL, either WITH or WITHOUT the 'www.' prefix. Choose ONLY one option:
#
#   To redirect all users to access the site WITH the 'www.' prefix,
#   (http://example.com/... will be redirected to http://www.example.com/...)
#   uncomment the following:
#   RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www. [NC]
#   RewriteRule ^ http://www.%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]
#
#   To redirect all users to access the site WITHOUT the 'www.' prefix,
#   (http://www.example.com/... will be redirected to http://example.com/...)
#   uncomment the following:
#   RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.+)$ [NC]
#   RewriteRule ^ http://%1%{REQUEST_URI} [L,R=301]
•   Input Forms
•   Session IDs no URL
•   Páginas bloqueadas com Cookies
•   Frames
•   Iframes
•   Logins
•   Javascript
•   Flash
•   Silverlight
•   Ajax
•   Muitas páginas e categorias para obter ranking

•   Sites E-Commerce = Mais difícil obter links

•   Pouco conteúdo original e editorial

•   Conteúdo duplicado (versões do mesmo produto/
    opções de visualização, etc. )

•   Sistemas/Software pouco flexíveis e complexos
•   Link Building interno          •   URLs amigáveis com
                                       keywords
•   Landing Pages por marca
                                   •   Produtos descontinuados -
•   Listar produtos relacionados       301 Redirect ou manter com
•   Não usar a descrição do            links para produtos
    fabricante                         relacionados

•   Títulos únicos                 •   XML Sitemap (páginas,
                                       produtos, imagens, mobile)
•   Meta Descriptions
                                   •   Blog atualizado
•   Navegação estrutural
    (breadcrumbs)                  •   Vídeos

•   Navegação facetada             •   Site rápido

•   Imagens otimizadas (alt tag,   •   Permitir comentários e reviews
    nome do ficheiro, contexto)    •   Rich snippets (microdata,
•   URLs únicos – canonical tag        microformats, RDFa)
Mais informação: http://schema.org
•   O Google usa a velocidade de carregamento das páginas
    como um dos factores

•   Os bots indexam mais páginas se elas carregarem mais
    rápido
•   Campanhas e descontos         •   Cupões de desconto nos
                                      sites do tema
•   Bloguers (reviews, ofertas,
    imagens)                      •   Produtos “estranhos” atraem
                                      links
•   Press Releases
                                 •    Vídeos dos produtos
•   Links para as categorias dos
    produtos                     •    Links de Parceiros e
                                      Fornecedores
•   Infográficos (comparações,
    curiosidades, etc.)        •      Feeds para comparadores
                                      de preços
•   Botões sociais (Pinterest,
    Facebook, Twitter, Google+) •     Blog com dicas e análises
•   Social Media links            •   Comentários sites de nicho
                                      (fóruns, blogs, etc)
•   Programas de Afiliados
•   Links quebrados
•   Conteúdo duplicado
•   Ficheiros eliminados ou perdidos
•   Spam nos comentários
•   Actualizações de segurança

•   Analisar o tráfego

•   SEO negativo

•   Visitar o Google Webmaster Tools
•   Texto ou links ocultos
•   Keyword stuffing – encher as páginas ou tags de
    keywords
•   Cloaking - mostrar uma coisa ao bot e outra aos
    utilizadores
•   Doorway pages – páginas automatizadas com keywords
    especificas
•   Conteúdo duplicado propositado
•   Carregar vírus, malware, phishing, etc
•   Participar em redes de links / comprar links
•   Exagerar na optimização
•   Linkar para maus sites (usar nofollow)
     Mais informação: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=35769
SEM

             Áudio &
                                               Social
              Vídeo
                                              Marketing
            Marketing




Landing Page                                               Content
 Optimization                                             Marketing

                                 Loja

      Email                                           Mobile
     Marketing                                       Marketing




                        Fóruns
                                        SEO
                         Blogs
•   Taxa de conversão          •   Lucro médio por compra
•   Valor médio por            •   Faturação total
    conversão
                               •   Lucro total
•   Dias e Visitas até à
                               •   Margem de lucro global
    conversão
                               •   Quota de mercado
•   Frequência das visitas
•   Nº de visitantes pagos e
    naturais
•   Custo médio por
    conversão
•   Nº de conversões
Slides em:




info@bloomidea.com - www.bloomidea.com - twitter.com/bloomidea

More Related Content

What's hot

Portando sua aplicação web para iphone
Portando sua aplicação web para iphonePortando sua aplicação web para iphone
Portando sua aplicação web para iphoneRenato Nitta
 
Link Building - Usando o Google e Analisando a Concorrência
Link Building - Usando o Google e Analisando a ConcorrênciaLink Building - Usando o Google e Analisando a Concorrência
Link Building - Usando o Google e Analisando a ConcorrênciaJhonny Jessé Coca - Gelada
 
Seo na pratica_aula2_19set13
Seo na pratica_aula2_19set13Seo na pratica_aula2_19set13
Seo na pratica_aula2_19set13Camila Primasi
 
Link building pós Google Panda e Pinguim #smasters
Link building pós Google Panda e Pinguim #smastersLink building pós Google Panda e Pinguim #smasters
Link building pós Google Panda e Pinguim #smastersEnlink
 
O que todos os developers devem saber sobre seo
O que todos os developers devem saber sobre seoO que todos os developers devem saber sobre seo
O que todos os developers devem saber sobre seointrofini
 
Seo - Link Buiding, Conseguindo links para seu site
Seo - Link Buiding, Conseguindo links para seu siteSeo - Link Buiding, Conseguindo links para seu site
Seo - Link Buiding, Conseguindo links para seu siteDaniel Marcos
 
Marketing de Conteúdo + SEO
Marketing de Conteúdo + SEOMarketing de Conteúdo + SEO
Marketing de Conteúdo + SEOFrederico Marinho
 
SEO - Search Engine Optimization
SEO - Search Engine Optimization SEO - Search Engine Optimization
SEO - Search Engine Optimization Cristian Magalhães
 
Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0
Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0
Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0Cleo Morgause
 
20 temas wordpress para blog's
20 temas wordpress para blog's20 temas wordpress para blog's
20 temas wordpress para blog'sIrineu Migotto
 
SEO na Prática Part 2: 03/12/2011
SEO na Prática Part 2: 03/12/2011SEO na Prática Part 2: 03/12/2011
SEO na Prática Part 2: 03/12/2011Polyana de Oliveira
 
Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)
Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)
Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)Aline Couto (alineideias)
 
#devcast SEO Básico
#devcast SEO Básico#devcast SEO Básico
#devcast SEO Básicofocusontarget
 
Passo a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de Busca
Passo a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de BuscaPasso a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de Busca
Passo a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de BuscaEnlink
 
Como fazer um blog usando wordpress
Como fazer um blog usando wordpressComo fazer um blog usando wordpress
Como fazer um blog usando wordpressGustavo Fantin
 

What's hot (19)

Portando sua aplicação web para iphone
Portando sua aplicação web para iphonePortando sua aplicação web para iphone
Portando sua aplicação web para iphone
 
Link Building - Usando o Google e Analisando a Concorrência
Link Building - Usando o Google e Analisando a ConcorrênciaLink Building - Usando o Google e Analisando a Concorrência
Link Building - Usando o Google e Analisando a Concorrência
 
Seo na pratica_aula2_19set13
Seo na pratica_aula2_19set13Seo na pratica_aula2_19set13
Seo na pratica_aula2_19set13
 
Link building pós Google Panda e Pinguim #smasters
Link building pós Google Panda e Pinguim #smastersLink building pós Google Panda e Pinguim #smasters
Link building pós Google Panda e Pinguim #smasters
 
O que todos os developers devem saber sobre seo
O que todos os developers devem saber sobre seoO que todos os developers devem saber sobre seo
O que todos os developers devem saber sobre seo
 
IMRS 2010 | Oscar Ferreira | SEO, Geolocalização e VEO
IMRS 2010 | Oscar Ferreira | SEO, Geolocalização e VEOIMRS 2010 | Oscar Ferreira | SEO, Geolocalização e VEO
IMRS 2010 | Oscar Ferreira | SEO, Geolocalização e VEO
 
Factores de seo
Factores de seoFactores de seo
Factores de seo
 
Seo - Link Buiding, Conseguindo links para seu site
Seo - Link Buiding, Conseguindo links para seu siteSeo - Link Buiding, Conseguindo links para seu site
Seo - Link Buiding, Conseguindo links para seu site
 
Marketing de Conteúdo + SEO
Marketing de Conteúdo + SEOMarketing de Conteúdo + SEO
Marketing de Conteúdo + SEO
 
SEO - Search Engine Optimization
SEO - Search Engine Optimization SEO - Search Engine Optimization
SEO - Search Engine Optimization
 
Palestra de seo
Palestra de seoPalestra de seo
Palestra de seo
 
Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0
Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0
Estrutura Básica de um Site Amigável ao Google V2.0
 
Server side seo
Server side seoServer side seo
Server side seo
 
20 temas wordpress para blog's
20 temas wordpress para blog's20 temas wordpress para blog's
20 temas wordpress para blog's
 
SEO na Prática Part 2: 03/12/2011
SEO na Prática Part 2: 03/12/2011SEO na Prática Part 2: 03/12/2011
SEO na Prática Part 2: 03/12/2011
 
Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)
Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)
Palestra SEO - Otimização de Sites (Olhares Múltiplos)
 
#devcast SEO Básico
#devcast SEO Básico#devcast SEO Básico
#devcast SEO Básico
 
Passo a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de Busca
Passo a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de BuscaPasso a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de Busca
Passo a Passo SEO - Otimização de Sites para Sistemas de Busca
 
Como fazer um blog usando wordpress
Como fazer um blog usando wordpressComo fazer um blog usando wordpress
Como fazer um blog usando wordpress
 

Viewers also liked

Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing
Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing
Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing SnapRetail
 
Calendari Jornades LEGO Mindstorms
Calendari Jornades LEGO MindstormsCalendari Jornades LEGO Mindstorms
Calendari Jornades LEGO Mindstorms3D Girona Tic Media
 
Moola saving mom presentation
Moola saving mom presentationMoola saving mom presentation
Moola saving mom presentationJessie Alonzo
 
Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...
Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...
Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...Alex Ronci
 

Viewers also liked (6)

Prueba
PruebaPrueba
Prueba
 
Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing
Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing
Create Spotless Customer Lists + Fresh Email Marketing
 
Calendari Jornades LEGO Mindstorms
Calendari Jornades LEGO MindstormsCalendari Jornades LEGO Mindstorms
Calendari Jornades LEGO Mindstorms
 
Moola saving mom presentation
Moola saving mom presentationMoola saving mom presentation
Moola saving mom presentation
 
Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...
Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...
Progettazione e sviluppo di un'applicazione web basata su tecnologia Share Po...
 
LinkedIn Infographic 2016
LinkedIn Infographic 2016LinkedIn Infographic 2016
LinkedIn Infographic 2016
 

Similar to SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!

Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009
Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009
Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009Guga Alves
 
Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...
Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...
Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...E-Commerce Brasil
 
SEO – A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇA
SEO –  A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇASEO –  A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇA
SEO – A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇALeonardo Ferreira
 
SEO - Fatores Onpage - FrontinBH
SEO - Fatores Onpage - FrontinBHSEO - Fatores Onpage - FrontinBH
SEO - Fatores Onpage - FrontinBHAlberto André
 
Curso SEO Avancado - Digitalks
Curso SEO Avancado - DigitalksCurso SEO Avancado - Digitalks
Curso SEO Avancado - DigitalksRicardo T. Dias
 
SEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu site
SEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu siteSEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu site
SEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu siteRenato Bongiorno Bonfanti
 
Tudo que Você Precisa Saber para Hackear o Google
Tudo que Você Precisa Saber para Hackear o GoogleTudo que Você Precisa Saber para Hackear o Google
Tudo que Você Precisa Saber para Hackear o GoogleFelipe Bazon
 
Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...
Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...
Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...Alex Pelati
 
Case Study de SEO do E-commerce Sonae MC
Case Study de SEO do E-commerce Sonae MCCase Study de SEO do E-commerce Sonae MC
Case Study de SEO do E-commerce Sonae MCRui Sá
 
Search Engine Optimization para Iniciantes - Cristian Magalhães
Search Engine Optimization para Iniciantes - Cristian MagalhãesSearch Engine Optimization para Iniciantes - Cristian Magalhães
Search Engine Optimization para Iniciantes - Cristian MagalhãesTchelinux
 
SEO para Alavancar Negócios
SEO para Alavancar NegóciosSEO para Alavancar Negócios
SEO para Alavancar NegóciosFabio Ricotta
 
Site ou blog em Wordpress - o básico
Site ou blog em Wordpress - o básicoSite ou blog em Wordpress - o básico
Site ou blog em Wordpress - o básicoIsabel Lima
 
Basicão - O que é SEO?
Basicão - O que é SEO?Basicão - O que é SEO?
Basicão - O que é SEO?Pedro Mendes
 
Ingresa al Digital 2008 - SEO - Peru
Ingresa al Digital 2008 - SEO - PeruIngresa al Digital 2008 - SEO - Peru
Ingresa al Digital 2008 - SEO - PeruWillie Taminato
 
Apresentando SEO Otimização de Sites
Apresentando SEO Otimização de SitesApresentando SEO Otimização de Sites
Apresentando SEO Otimização de SitesMarconi Pacheco
 
Palestra SEO
Palestra SEOPalestra SEO
Palestra SEOklaibert
 

Similar to SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso! (20)

SEO para WordPress
SEO para WordPressSEO para WordPress
SEO para WordPress
 
Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009
Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009
Seo Para WordPress no BlogCampRJ 2009
 
Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...
Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...
Seo + Nova Plataforma de e-commerce: como escolher uma plataforma e migrar co...
 
Intensivo 80h - SEO
Intensivo 80h - SEOIntensivo 80h - SEO
Intensivo 80h - SEO
 
SEO – A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇA
SEO –  A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇASEO –  A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇA
SEO – A PEÇA CHAVE DO QUEBRA-CABEÇA
 
SEO - Fatores Onpage - FrontinBH
SEO - Fatores Onpage - FrontinBHSEO - Fatores Onpage - FrontinBH
SEO - Fatores Onpage - FrontinBH
 
Curso SEO Avancado - Digitalks
Curso SEO Avancado - DigitalksCurso SEO Avancado - Digitalks
Curso SEO Avancado - Digitalks
 
SEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu site
SEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu siteSEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu site
SEO - Vantagens que a Web Semântica ira trazer ao seu site
 
Tudo que Você Precisa Saber para Hackear o Google
Tudo que Você Precisa Saber para Hackear o GoogleTudo que Você Precisa Saber para Hackear o Google
Tudo que Você Precisa Saber para Hackear o Google
 
Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...
Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...
Qual Parafuso Apertar? Como ter Sucesso em seu Projeto de SEO - Search Master...
 
Marketing de busca
Marketing de buscaMarketing de busca
Marketing de busca
 
Marketing de Busca
Marketing de BuscaMarketing de Busca
Marketing de Busca
 
Case Study de SEO do E-commerce Sonae MC
Case Study de SEO do E-commerce Sonae MCCase Study de SEO do E-commerce Sonae MC
Case Study de SEO do E-commerce Sonae MC
 
Search Engine Optimization para Iniciantes - Cristian Magalhães
Search Engine Optimization para Iniciantes - Cristian MagalhãesSearch Engine Optimization para Iniciantes - Cristian Magalhães
Search Engine Optimization para Iniciantes - Cristian Magalhães
 
SEO para Alavancar Negócios
SEO para Alavancar NegóciosSEO para Alavancar Negócios
SEO para Alavancar Negócios
 
Site ou blog em Wordpress - o básico
Site ou blog em Wordpress - o básicoSite ou blog em Wordpress - o básico
Site ou blog em Wordpress - o básico
 
Basicão - O que é SEO?
Basicão - O que é SEO?Basicão - O que é SEO?
Basicão - O que é SEO?
 
Ingresa al Digital 2008 - SEO - Peru
Ingresa al Digital 2008 - SEO - PeruIngresa al Digital 2008 - SEO - Peru
Ingresa al Digital 2008 - SEO - Peru
 
Apresentando SEO Otimização de Sites
Apresentando SEO Otimização de SitesApresentando SEO Otimização de Sites
Apresentando SEO Otimização de Sites
 
Palestra SEO
Palestra SEOPalestra SEO
Palestra SEO
 

SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!

  • 1. info@bloomidea.com - www.bloomidea.com - twitter.com/bloomidea
  • 6. 1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por ano. Ex.: 200.000€ 2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra. Ex.: 200.000€ / 20€ = 10.000 compras ano ( 27 dia) 3. Com isto extrapolamos o nº de visitas necessário, através de uma taxa de conversão média de 2%. Ex.: 10.000 / 2% = 500.000 visitas ( 1.370 dia)
  • 7. Média de 0.25€ o clique (CPC) • 1.370 visitas por dia x 0.25€ = 342,50€ por dia • 342,50€ x 30 dias = 10.275€ por mês • 10.275€ x 12 = 123.300€ por ano!
  • 8. Geo Anúncios! Anúncios! Resultados orgánicos…
  • 10. Outas 31% 1º posição 42% 4ª posição 6% 3ª posição 9% 2ª posição 12%
  • 11. SEO é a sigla de “Search Engine Optimization“ • Optimização para motores de pesquisa é o conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) dos motores de pesquisa .
  • 12. Crawling Indexing Ranking
  • 13. É tudo a mesma coisa • Indexam as páginas da Web e vários tipos de ficheiros • Googlebot, Googlebot-Image, MSNBot, etc • Apresentam-se como User-Agents GET / HTTP/1.1 Host: www.exampe.com Connection: Keep-alive Accept: */* From: googlebot(at)googlebot.com User-Agent: Mozilla/5.0 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html) Accept-Encoding: gzip,deflate Mais informação: http://www.user-agents.org/
  • 14. On Page Título On Site Headings Domínio Off Page Conteúdo Quantidade de páginas Meta tags Link Building Navegação entre páginas Concorrência URL Velocidade Imagens Redes sociais robots.txt Comportamento dos ... sitemap.xml utilizadores ... História do domínio ...
  • 15. % Categoria 21% Page Level Link Metrics 21% Domain Level Link Authority Features 15% Page Level Keyword Usage 11% Domain Level Keyword Usage 7% Page Level Social Metrics 7% Domain Level Brand Metrics 7% Page Level Keyword Agnostisc Features 6% Page Level Traffic/Query Data 5% Domain Level Keyword Agnostisc Features Fonte: http://www.seomoz.org/article/search-ranking-factors
  • 16. As principais secções de navegação: – Menus – Footer – Breadcrumb – Blocos • Nos nomes dos ficheiros, separadas com – • Nos URL
  • 17. <a> a ancora da Web <h1> o mais importante (apenas deve existir um) <h2> o 2º mais importante <h2> o 3º mais importante ;-) <title> até 65 caracteres <meta name="description" content="..."> até 155 caracteres <img src="" alt="" /> não esquecer o alt <table> evitar usar como formatação, para isso existe o CSS <link rel="canonical" href="..."/> solução para várias versões da mesma página
  • 18. robots.txt - http://www.example.com/robots.txt • Por defeito tudo é indexável • <meta name=“robots” content=”ARGUMENTO” /> User-agent: * Disallow: /privatefolder/ Disallow: /privatefile.html User-agent: Googlebot/2.1 Disallow: /nogoogle.html Sitemap: http://www.example.com/sitemap.xml Mais informação: http://www.robotstxt.org/robotstxt.html
  • 19. <meta name=“robots” content=”[ARGUMENTO]” /> Argumento Descrição noindex Não indexar a página nofollow Todos os links na página ficam nofollow noarchive Não adiciona a página à cache noodp Não usa a descrição do DMOZ na homepage nosnippet Não mostra o snippet no Google Não usar o DMOZ para a descrição da página NOODP
  • 20. http://www.example.com/sitemap.xml • Até 55.000 URLs por ficheiro • Podem ser vários ficheiros • Existem formatos específicos para vídeo, noticias, mobile, etc <?xml version=”1.0” encoding=’UTF-8’?> <urlset xmlns=’http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9’> <url> <loc>http://www.mysite.com/</loc> <lastmod>1987-05-25</lastmod> <changefreq>monthly</changefreq> <priority>0.8</priority> </url> </urlset> Mais informação: http://www.sitemaps.org/faq.html
  • 21. URLs com keywords ajudam aos rankings • Separar as keywords no URL com – • Evitar parâmetros nos URL • URLs escritos em minúsculas • URLs não muito extensos • Os utilizadores navegam manipulando os URLs • É preferível uma subdirectoria a um subdomínio
  • 22. Evitar subniveis com muita profundidade (até 4) • Estruturas hierárquicas são boas para a navegação (tanto para bots, como utilizadores) • Estruturas hierárquicas potenciam a probabilidade de breadcrumbs e sitelinks nos snippets dos SERPs • Não devem existir páginas órfãs • Colocar o JavaScript e o CSS em ficheiros externos
  • 23. HTTP status codes • 200 – tudo ok • 301 – movido permanentemente • 302 – movido temporariamente • 304 – não modificado • 404 – não existe • 500 – Houston, we have a problem
  • 24. Redirect 301 /oldpage.html http://www.example.com/newpage.html # If your site can be accessed both with and without the 'www.' prefix, you # can use one of the following settings to redirect users to your preferred # URL, either WITH or WITHOUT the 'www.' prefix. Choose ONLY one option: # # To redirect all users to access the site WITH the 'www.' prefix, # (http://example.com/... will be redirected to http://www.example.com/...) # uncomment the following: # RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www. [NC] # RewriteRule ^ http://www.%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301] # # To redirect all users to access the site WITHOUT the 'www.' prefix, # (http://www.example.com/... will be redirected to http://example.com/...) # uncomment the following: # RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.+)$ [NC] # RewriteRule ^ http://%1%{REQUEST_URI} [L,R=301]
  • 25. Input Forms • Session IDs no URL • Páginas bloqueadas com Cookies • Frames • Iframes • Logins • Javascript • Flash • Silverlight • Ajax
  • 26. Muitas páginas e categorias para obter ranking • Sites E-Commerce = Mais difícil obter links • Pouco conteúdo original e editorial • Conteúdo duplicado (versões do mesmo produto/ opções de visualização, etc. ) • Sistemas/Software pouco flexíveis e complexos
  • 27. Link Building interno • URLs amigáveis com keywords • Landing Pages por marca • Produtos descontinuados - • Listar produtos relacionados 301 Redirect ou manter com • Não usar a descrição do links para produtos fabricante relacionados • Títulos únicos • XML Sitemap (páginas, produtos, imagens, mobile) • Meta Descriptions • Blog atualizado • Navegação estrutural (breadcrumbs) • Vídeos • Navegação facetada • Site rápido • Imagens otimizadas (alt tag, • Permitir comentários e reviews nome do ficheiro, contexto) • Rich snippets (microdata, • URLs únicos – canonical tag microformats, RDFa)
  • 29. O Google usa a velocidade de carregamento das páginas como um dos factores • Os bots indexam mais páginas se elas carregarem mais rápido
  • 30. Campanhas e descontos • Cupões de desconto nos sites do tema • Bloguers (reviews, ofertas, imagens) • Produtos “estranhos” atraem links • Press Releases • Vídeos dos produtos • Links para as categorias dos produtos • Links de Parceiros e Fornecedores • Infográficos (comparações, curiosidades, etc.) • Feeds para comparadores de preços • Botões sociais (Pinterest, Facebook, Twitter, Google+) • Blog com dicas e análises • Social Media links • Comentários sites de nicho (fóruns, blogs, etc) • Programas de Afiliados
  • 31. Links quebrados • Conteúdo duplicado • Ficheiros eliminados ou perdidos • Spam nos comentários • Actualizações de segurança • Analisar o tráfego • SEO negativo • Visitar o Google Webmaster Tools
  • 32. Texto ou links ocultos • Keyword stuffing – encher as páginas ou tags de keywords • Cloaking - mostrar uma coisa ao bot e outra aos utilizadores • Doorway pages – páginas automatizadas com keywords especificas • Conteúdo duplicado propositado • Carregar vírus, malware, phishing, etc • Participar em redes de links / comprar links • Exagerar na optimização • Linkar para maus sites (usar nofollow) Mais informação: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=35769
  • 33. SEM Áudio & Social Vídeo Marketing Marketing Landing Page Content Optimization Marketing Loja Email Mobile Marketing Marketing Fóruns SEO Blogs
  • 34. Taxa de conversão • Lucro médio por compra • Valor médio por • Faturação total conversão • Lucro total • Dias e Visitas até à • Margem de lucro global conversão • Quota de mercado • Frequência das visitas • Nº de visitantes pagos e naturais • Custo médio por conversão • Nº de conversões
  • 35. Slides em: info@bloomidea.com - www.bloomidea.com - twitter.com/bloomidea